ENFERMAGEM

ENFERMAGEM
É ISTO

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ANATOMIA ─ OSSO FRONTAL ─ FACE EXOCRANIANA ─ 2

   

    2 ─ PARTE VERTICAL OU FRONTAL ─ Toda esta parte da superfície do frontal é convexa e corresponde à testa, à excepção de uma pequena faceta côncava que está nìtidamente virada para fora e pertence à fossa temporal.
    Reconhecemos nesta face:
    
    1º ─ Na linha mediana, imediatamente por cima da chanfradura nasal, vestígios da sutura metópica ou médio-frontal, que une as duas distintas metades do osso frontal.

    2º ─ Por cima e perto da chanfradura nasal, uma eminência mediana, larga e romba, arqueada e côncava no alto, chamada bossa frontal média ou glabela.

    3º ─ Uma saliência romba, a arcada supraciliar, que prolonga para fora e um pouco para cima a extremidade lateral correspondente da glabela.

    4º ─ Sobre a arcada supraciliar existe uma eminência arredondada e lisa, a bossa frontal lateral.
    Esta é tanto mais acentuada quanto mais jovem for o indivíduo.
    Frequentemente, corre um sulco aberto por um ramo da artéria supra-orbital na vertente inferior e externa das bossas frontais laterais.

    5º ─ Uma crista curva de concavidade posterior, chamada crista lateral do frontal, que sobe sobre a apófise orbital externa.
    Ela forma a parte anterior da linha curva temporal superior.

    6º ─ Uma pequena superfície triangular, a faceta lateral ou temporal do frontal, situada atrás da crista lateral, e na qual se inserem os feixes anteriores do músculo temporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário