ENFERMAGEM

ENFERMAGEM
É ISTO

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

BIOLOGIA ─ TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA

    Os dois métodos fundamentais que se encontram nas células para a passagem de substâncias através das suas membranas são o transporte facilitado e o transporte activo.
    Ambos os mecanismos utilizam proteínas transportadoras especializadas ligadas à membrana.
    Gradientes de concentração governam a velocidade e a direcção do movimento do transporte facilitado.
    O transporte activo requer da célula o dispêndio de energia química potencial  e habilita-a a transportar materiais de regiões de baixa concentração para regiões de concentração mais elevada.
    Muitas das substâncias de que as células necessitam, além de água e gases, não são capazes de passar livremente para a membrana, por causa das suas dimensões, ou, no caso dos iões, por causa da sua carga eléctrica.
    Estas substâncias são transportadas através das membranas pelas proteínas que fazem parte da sua estrutura.
    Parece que certas proteínas da membrana reagem especìficamente com os iões, açúcares, aminoácidos e outras substâncias que a célula absorve do seu meio ambiente:
Transporte através da membrana. Uma proteína transportadora na membrana combina-se com uma substância específica num lado da membrana e liberta-a do outro lado.
    Se existem suficientes proteínas transportadoras na membrana, podem ser transportadas moléculas em número suficiente para satisfazer o material da célula e as necessidades de energia.


TABELA DE CONCENTRAÇÃO DE IÕES ESCOLHIDOS NA ÁGUA DO MAR E EM VACÚOLOS DE DUAS ALGAS MARINHAS

    
    O transporte activo actua independentemente das concentrações das substâncias transportadas nos dois lados da membrana.
    Este mecanismo pode deslocar substâncias de zonas de elevada concentração para zonas de baixa concentração ou vice-versa.
    A proteína transportadora utiliza energia fornecida pela célula para acumulação de substâncias na parte interna ou na parte externa da célula.
    Durante o transporte facilitado, as proteínas transportadoras combinam-se com as substâncias transportadas através da membrana, mas sòmente ocorre movimento líquido das regiões de alta para regiões de baixa concentração.
    O efeito aqui é semelhante ao da difusão ou osmose.

Sem comentários:

Enviar um comentário