ENFERMAGEM

ENFERMAGEM
É ISTO

segunda-feira, 19 de junho de 2017

ANATOMIA — APARELHO CIRCULATÓRIO

    As trocas nutritivas são asseguradas pelo sangue e pela linfa.
    O sangue deixa no tecido materiais nutritivos, ao mesmo tempo que se encarrega dos produtos de excreção de cuja eliminação também se encarrega.
    Os caracteres gerais do sangue diferem conforme é rico em materiais nutritivos ou está carregado de produtos de excreção.
    Sob este ponto de vista temos a distinguir o sangue arterial, vermelho vivo, rico em oxigénio combinado com hemoglobina, e o sangue venoso, vermelho escuro, pobre em oxigénio e carregado de ácido carbónico.
    Para garantir as trocas, o sangue é posto em movimento num aparelho que o leva a todo o organismo e o traz contìnuamente ao ponto de partida.
    Este aparelho é o aparelho circulatório.
    O aparelho circulatório compreende:
    1 — Um órgão central, o coração, que dá movimento ao sangue.
    2 — Os vasos
Aparelho circulatório (esquema). As setas indicam o sentido da circulação. Vasos vermelhos = artérias; vasos azuis = veias; vasos amarelos = linfáticos. A — Grande circulação. B — Circulação porta. C — Pequena circulação. 1 — Veia pulmonar. 2 — Veia cava superior. 3 — Canal torácico. 4 — Veia cava inferior. 5 — Veia hepática. 6 — Fígado. 7 — Gânglios e vasos linfáticos. 8 — Pulmão. 9 — Artéria pulmonar. 10 — Artéria aorta. 11 — Coração. 12 — Intestino delgado com rede capilar. 13 — Veia porta. 14 — Artéria mesentérica.
     1 — O coração é um órgão muscular oco, apresentando quatro cavidades: duas à direita, a aurícula e o ventrículo direitos; duas à esquerda, a aurícula e o ventrículo esquerdo.
    As cavidades direitas estão separadas das cavidades esquerdas pelas paredes interauricular e interventricular que dividem o coração em duas partes distintas, o coração direito e o coração esquerdo.

    2 — Os vasos são canais membranosos que se ramificam em todo o organismo.
    Dividem-se em vasos sanguíneos e vasos linfáticos, conforme contenham sangue ou linfa.

Sem comentários:

Enviar um comentário